Ad Code

Responsive Advertisement

Campeonato Brasileiro


Segundo torneio que joguei em minhas temporadas (que foram inauguradas com uma Copa do Mundo em sistema mata-mata do início ao fim), sendo o primeiro de clubes a ser disputado, o Brasileirão é o campeonato que sempre foi o de maior duração nas temporadas do amadorismo. Na Nova Era, os sistemas de disputa diminuíram a quantidade de jogos, mas na Retomada eles não só aumentaram como o campeonato passou a permear todo a temporada.

Atualmente, o Brasileiro (suas 3 divisões) começa logo na segunda data do calendário regular e vai até a 20ª e última (a mesma em que são disputadas as finais continentais).


Formatos

O Brasileirão já teve inúmeros formatos, sendo o torneio que provavelmente mais teve mudanças em sua forma de disputa e na quantidade de times que dele participaram.

As primeiras edições tinham fase de grupos e depois uma mata-mata para definição de título. O torneio da temporada 1997 foi o primeiro a ser jogado em sistema de pontos corridos, porém com apenas 8 participantes. A única outra edição em pontos corridos – mas com dois turnos – foi a da temporada 2026, desta vez com 20 participantes, uma verdadeira maratona, que nas últimas rodadas já havia até “enjoado”...

Os formatos mais adotados ao longo das temporadas sempre foram o de duas ou mais fases, mas sempre com grupos, e pouquíssimas vezes mata-mata (o último play-off do Brasileirão ocorreu nas primeiras temporadas da Nova Era). Ou seja, os participantes eram divididos em grupos na 1ª Fase, e os melhores de cada grupo decidiam o título em um octogonal ou quadrangular final, em pontos corridos, sendo inclusive esse o formato que prevaleceu na Retomada toda.

O formato adotado agora na Era Open é o de pontos corridos entre os 20 participantes, mas sem grupos, ou seja, todos-contra-todos (mas em turno único, tal qual os Apertura e Clausura reais da Argentina, jogados até poucos anos atrás).


Títulos próprios

Com o time do coração, conquistei apenas 3 Brasileiros no Amadorismo, e a partir da Nova Era, consegui melhorar a média de conquistas, faturando 4 títulos com o Marinners, 3 com o Baguari, 1 com o Interlagos e 9 com o SoleCorp. Isso significa 20 títulos nacionais até hoje, mais ou menos 1 título conquistado a cada 4 disputados.


Maior campeão

Com 6 títulos nas primeiras 13 temporadas, o Inter de Porto Alegre disparou desde sempre na frente na galeria de campeões do Brasileiro, porém o jejum de títulos na Retomada e Era Open (o último troféu do Brasileirão a ir para o Beira Rio foi na temporada 2039), e a grande quantidade de conquistas do São Paulo nesse hiato Colorado fizeram o Tricolor empatar com o Inter em quantidade de troféus: cada um dos dois clubes venceu o Brasileirão 12 vezes. O SoleCorp é o terceiro maior vencedor com 9 troféus e o Vasco é o quarto com 7 taças.


Curiosidades sobre títulos

O Campeonato Brasileiro teve 23 clubes campeões até aqui (na Série B são 46 e na C 21, porém a C só começou a ser disputada em 2049, na Retomada).

Dos grandes clubes brasileiros o Palmeiras é o que tem o pior desempenho, só 1 título logo na segunda edição da competição (a despeito de vários vice-campeonatos), ficando atrás, por exemplo, de Goiás, Atlético Paranaense e Sport, com 2 títulos cada, e o Botafogo, tricampeão. O Fluminense conquistou a taça em 2 oportunidades e o Corinthians, Atlético Mineiro e Grêmio em 3, completando a lista dos grandes com pior desempenho na competição, mas ainda assim à frente do Santos, o único dos 12 maiores do Brasil que nunca venceu o meu Brasileirão.

Os únicos clubes a conseguirem vencer o torneio por 3 temporadas consecutivas são o Inter (2027 a 2029) e o SoleCorp (2069 a 2071). As maiores hegenominas alternadas são de Vasco e Baguari, que venceram, alternadamente, 7 títulos entre as temporadas 2042 a 2048 (sendo que o Vasco faturou 4 títulos e o Baguari 3 nesse intervalo).


Observações

Nas primeiras edições, o Brasileiro classificava o campeão e o vice para a Libertadores. Na Nova Era, apenas o campeão disputava o continental, sendo que o vice e o campeão da Copa do Brasil jogavam a Copa Conmebol. Na Retomada essa diâmica se manteve, aumentando apenas a quantidade de clubes que iam para os continentais. Finalmente, agora, na Era Open, os 3 primeiros colocados do Brasileiro e mais o campeão da Copa do Brasil vão para a Libertadores, enquanto que a Copa Conmebol conta com o vice do mata-mata nacional e o quarto, quinto e sexto colocados do Brasileirão, valorizando o principal campeonato do Brasil.


Momentos relevantes

O primeiro Campeonato Brasileiro a ter sua tabela registrada e guardada foi o da temporada 1994, quando o Inter venceu o Atlético Mineiro na final e iniciou sua trajetória vencedora na competição.

Como já citado, a temporada 1997 foi a primeira em pontos corridos e todos-contra-todos (mas apenas um turno) e foi vencida pelo Grêmio.

Na Nova Era, disputando a competição com times inventados por mim, consegui o título pela primeira vez na temporada 2016 com o Marinners.

Em 2026 os 20 participantes jogaram, pela primeira e única vez, o Brasileirão em pontos corridos, ida e volta, a maior edição já realizada até hoje, com o título ficando com o Bahia e o formato, pelo excesso de jogos e duração exagerada, jamais foi repetido.

O fim do Interlúdio e o início da Nova Era marcaram o domínio de Vasco e São Paulo, os times comandados pela CPU com melhor scout, além dos meus times Baguari e SoleCorp. Agora, na Era Open, os times nacionais com scout mais alto são o Flamengo, o Grêmio, o Palmeiras e o RB Bragantino... veremos o que vai acontecer.

Postar um comentário

0 Comentários