Ad Code

Responsive Advertisement

Copa do Brasil


Primeiro mata-mata que disputei em minhas temporadas de FIFA Soccer, passou por diversos “tamanhos”, começando com apenas 8 times e chegando a 104 nas temporadas 2066 a 2070. Independente da quantidade de participantes, mostrou-se na prática, de fato, a competição mais democrática do calendário, com mais clubes campeões - incluindo clubes que não são os maiores no cenário nacional real.

Formatos

Criada para propiciar a participação de times de menor expressão do Brasil, já que os principais jogavam o Brasileirão, a Copa do Brasil tinha, no início, esse caráter “diferente”, onde as semi-finais normalmente tinham apenas um time grande e três pequenos, e quase sempre de fora do eixo Rio-São Paulo (ou mesmo do Sul).

Sempre em mata-mata em ida e volta, com critério do gol fora como desempate (inspirado nas competições européias, já que no futebol brasileiro real isso só chegou no fim dos anos 90), a única mudança que o formato apresentou foi mesmo a quantidade de times participantes. No início, apenas os campeões de alguns Estados participavam. Depois, incluí mais Estados, depois os vice-campeões estaduais e, finalmente, na Nova Era, o critério de participação passou a ser estar em uma das duas principais divisões do Brasileirão.

Nas temporadas 2066 a 2070 da Retomada tentei colocar no torneio todos os 104 times das 3 divisões nacionais (20 da A, 20 da B e os 64 da C), mas a chave ficou inchada e o programa que uso para gerir as competições apresentou um bug com chaves acima de 64 participantes, logo, em 2071, adotei novamente o critério de entrada por estar em uma das duas principais divisões (chave com 40 participantes, portanto).


Títulos próprios

Conquistei 16 títulos da competição com meus times inventados, e mais 4 com meu time do coração. Se no Paulista eu conquisto um a cada três torneios disputados, na Copa do Brasil a média cai para um a cada quatro jogados (de 33% para 25% de aproveitamento, portanto).

O Marinners tem 4 títulos da Copa do Brasil; o Baguari 5 e o SoleCorp 7.


Maior campeão

O maior vencedor da competição é o São Paulo, com 10 títulos, seguido pelo Internacional com 8 e por Cruzeiro e SoleCorp com 7.


Curiosidades sobre títulos

Ao todo, 31 clubes já venceram a Copa do Brasil, um número bem superior ao Brasileirão (23 vencedores), por exemplo. Os piores vencedores entre os grandes são Flamengo, Palmeiras, Grêmio e Corinthians, com 2 títulos cada. Fora os times grandes, os destaques ficam para São Caetano, Náutico e Figueirense com 2 títulos, e CSA, Paysandu, Sampaio Corrêa e América MG com 1 título cada.


Observações

No início, a Copa do Brasil classificava para a Libertadores, junto com o campeão do Brasileiro. Depois, na Nova Era, com a participação de apenas um time por país, o campeão da Copa do Brasil passou a classificar-se para a Copa Conmebol e assim foi até a Era Open, quando o vencedor do mata-mata nacional voltou a disputar a Libertadores.


Momentos relevantes

A Copa do Brasil tem muitas finais envolvendo times menores no cenário nacional, mas dificilmente uma final teve dois times “pequenos”, ainda que isso tenha ocorrido nas temporadas 1993 (Figueirense x Náutico), 1997 (CSA x Portuguesa), 2032 (Ceará x Sampaio Corrêa), 2040 (São Caetano x Nacional de Manaus), 2048 (Fortaleza x São Caetano), 2050 (Vitória x Guarani) e 2065 (Náutico x Santa Cruz).

Historicamente, o Inter era o grande vencedor da competição, mas alguns títulos a mais do São Paulo nas temporadas 2057 a 2062 fez o Tricolor se tornar o maior vencedor do pleito. Nas duas últimas temporadas, São Paulo e Inter, os dois maiores campeões, saíram com o título, confirmando seus históricos vencedores na Copa do Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários