Ad Code

Responsive Advertisement

Campeonato Paulista




O Paulistão foi o primeiro torneio em que criei um time “inventado” para jogar, deixando assim o meu time do coração de fora do meu comando, para voar livremente nas simulações feitas quando eu não o comandava, ou para enfrentá-lo quando as tabelas assim definiam.

Isso aconteceu na primeira temporada da “Nova Era”, ou seja, temporada 2011 (jogada em 1992).

Norton FC

Para a experiência, criei o time do Norton (provavelmente porque eu usava muito o Norton Desktop, software para PCs muito popular da época) e joguei o Paulistão daquela temporada, ficando com o título depois de estar a 1 segundo de ser eliminado ainda na 1ª Fase. O Mogi Mirim foi o vice-campeão.

Posteriormente, ciente de que o nome do meu time era algo deveras... “ruim”, mudei para um bem mais “maneiro” – FC Marinners – e o coloquei na segunda divisão do Brasileirão, para ali sim começar uma escalada rumo à elite e tentar “conquistar o mundo”, mas não do jeito que o Cérebro sempre tentava... ;)


Formatos

No estadual paulista, em determinado momento (não há registro da data ou temporada exata) passei a alternar o formato de disputa, sendo em uma temporada um campeonato com muitos clubes e fase de grupos e depois o mata-mata, e em outra temporada pontos-corridos contando apenas com os grandes São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Portuguesa e o meu time.


Títulos próprios

Somando os 3 times que inventei para comandar desde o início da Nova Era, e depois o Interlúdio e a Retomada e Era Open, conquistei 17 paulistas em 64 edições disputadas (e 27 somando-se todas as 85 temporadas já disputadas, incluindo os títulos conquistados com o meu time do coração), ou seja, mais ou menos um terço dos Paulistões jogados terminam comigo sendo campeão.

O Marinners foi campeão 5 vezes; o Baguari 3 e o SoleCorp 9.


Maior campeão

O São Paulo é o maior campeão paulista em todas as temporadas que realizei, totalizando 21 títulos até o momento, seguido pelo Corinthians com 12, o Palmeiras com 11 e o Santos com 10.


Curiosidades sobre títulos

Ao todo, 17 clubes já faturaram meu Paulistão. A lista possui os grandes do Estado, incluindo a Lusa, e os maiores do interior (Guarani e Ponte), além de América, Botafogo, XV de Piracicaba, Noroeste, Ituano, Mogi Mirim e São Caetano, além dos meus times.

Guarani (3), Ponte (2) e América (2) são, fora os grandes, os únicos que possuem mais de 1 título.


Observações

No começo o Paulista classificava para a Copa do Brasil do ano seguinte, mas com o tempo isso deixou de ser critério e a copa nacional passou a pegar os times das duas divisões existentes (três divisões a partir da Retomada, em 2049).

Torneio “menor” do calendário, o Paulista serve como um aquecimento para a temporada, normalmente para experimentar esquemas táticos diferentes, ou modos de jogo alternativos, como com câmeras diferentes para criar dificuldade a mais, por exemplo.


Momentos relevantes

Por não ter muita importância, e na maior parte das vezes ter sido jogado em um único dia, como um Torneio Início, o Paulista nunca teve muita história, nem acontecimentos marcantes, a não ser o citado no início, como o primeiro torneio a ter um time inventado para ser comandado por mim.

Postar um comentário

0 Comentários